top of page

Pré Operatório

Quando o paciente decide fazer uma cirurgia estética do nariz, precisa adotar alguns cuidados antes e depois da cirurgia. Esses cuidados influenciarão diretamente o resultado estético.

Os cirurgiões do grupo IPO costumam seguir um protocolo de medidas-padrão a serem adotadas durante o período de cuidados pré-operatórios. As medidas que cada cirurgião decide adotar, como exigência de seu critério pessoal, serão abordadas individualmente, pelos próprios cirurgiões.

Citaremos aqui os cuidados-padrão adotados para todos os pacientes:

O paciente submetido a rinoplastia deve realizar exames de sangue (Hemograma e Coagulograma) pré-operatórios e passar por uma avaliação pré-anestésica (Consulta com o anestesista), no próprio Hospital do IPO.

Nessa avaliação com o anestesista, o paciente mostrará o resultado dos exames pré-operatórios e receberá uma série de orientações sobre algumas medidas que deverá adotar no dia da cirurgia: jejum, uso de medicamentos de rotina e cuidados especiais.

Deve, também, conversar com o anestesista sobre eventuais problemas de saúde - como alergias - uso de medicamentos, hábitos peculiares, etc.

Nos casos de pacientes com idade acima de 40 anos, se julgar necessário, o cirurgião pode solicitar ainda alguns outros exames, como o eletrocardiograma e o RX de tórax, entre outros.


O paciente portador de algum tipo de doença específica (HAS, Diabetes, Hipo/Hipertireoidismo, Insuficiência renal, Insuficiência hepática), deve solicitar uma declaração formal do médico que trata essa doença em questão, com respeito a sua aptidão para submeter-se a uma cirurgia estética nasal, sob anestesia local e sedação.

Além disso, é solicitado de todo paciente submetido a cirurgia estética nasal uma documentação fotográfica referente às fases pré e pós operatória. As regras concernentes a essa documentação fotográfica ficam a critério de cada cirurgião.

Determinado número de médicos costumam adotar um conjunto particular de medidas preventivas - como o uso de solução de Arnica, alguns dias antes e depois do ato cirúrgico. No entanto, tais medidas específicas devem ser tratadas pelo próprio cirurgião, no ato da consulta pré-operatória.

Em resumo: é importante que o paciente informe a seu cirurgião quaisquer particularidades relacionadas a sua saúde – desde doenças específicas, - como as alergias - até o uso habitual de medicamentos. É imprescindível, ainda, que realize os exames requeridos por seu médico e providencie a documentação fotográfica pré-operatória.

E, também, muito importante que passe pela avaliação (consulta), no sentido de esclarecer todas as dúvidas. E isso deverá ser feito não apenas com o anestesista, como com o cirurgião, de quem deverá – especialmente - seguir as orientações à risca.

Com os devidos cuidados pré-operatórios, o percentual de probabilidade de eventuais complicações - durante e após a cirurgia - serão bastante minimizados.

Imagens  Site 1.png

Pós Operatório

O resultado de uma cirurgia estética do nariz é, com certeza, influenciado positivamente pelos cuidados pós-cirúrgicos.
Cada cirurgião possui uma específica metodologia concernente aos cuidados pós-operatórios de uma cirurgia estética do nariz. Podemos, no entanto, adiantar um resumo claro e objetivo das medidas gerais e os cuidados que o paciente deve ter para colaborar com o bom andamento do período posterior à cirurgia.

O paciente deve seguir à risca alguns cuidados preliminares: compressas de gelo, repouso e uso da medicação prescrita por seu médico.

O repouso pós-operatório deve ser imediato ao término da cirurgia: o paciente precisa passar todo o dia da cirurgia acamado, permanecendo em repouso todo o dia seguinte. Nesse período, evitar ou diminuir o edema (inchaço) é muito importante. Para tanto, o maior número possível de compressas de gelo deve ser feito.

A partir do terceiro dia, o repouso em casa vai depender das possibilidades e conveniência de cada paciente, que poderá retornar aos poucos a suas atividades normais, conforme for se sentindo melhor.

Para diminuir os riscos de sangramento, o paciente deve evitar assoar o nariz durante uma semana. No entanto, é aconselhável que lave à vontade as fossas nasais com solução fisiológica bastante para limpeza do interior do nariz.

Orienta-se que, na primeira semana, durante o banho, o paciente proteja a região do nariz, evitando assim o descolamento da esparadrapagem e do gesso (aquaplast), que deverão ser retirados no sétimo dia.

Depois disso e, por um período de 30 dias, recomenda-se uma massagem diária na região do nariz, para que se espalhe o inchaço e diminua o edema local.

As atividades físicas (exercícios) devem ser suspensas, por um período mínimo de 10 dias. No caso de atividades físicas mais agressivas, que possam ferir o nariz (lutas, futebol, vôlei, basquete, etc.), elas devem ser suspensas por um período mínimo de 30 dias.

Para que não surjam marcas permanentes no local da cicatrização, o uso de óculos e a exposição prolongada ao sol devem ser evitados, também, por um período mínimo de 30 dias,

Serão abordados – em função do caso específico de cada paciente - e nos períodos adequados, outros cuidados que o cirurgião considere pertinentes.

bottom of page